Re: [www-pt-br-general] Não-Livre leva ou não hífen? [Era: Spelling mis

From: Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
Subject: Re: [www-pt-br-general] Não-Livre leva ou não hífen? [Era: Spelling mistakes in gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html]
Date: Tue, 16 May 2017 15:37:06 -0300

> Realmente o uso do hífen mudou muito com o Novo Acordo Ortográfico, que
> entrou em vigor em 2009.

Eu não me preocuparia muito com a deforma ortográfica, ela está
gerando várias aberrações.

> Lendo o Acordo, vi que o parágrafo 7º fala o seguinte:
>
> 7.º Emprega-se o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente
> se combinam, formando, não propriamente vocábulos, mas encadeamentos
> vocabulares (tipo: a divisa Liberdade-Igualdade-Fraternidade, a ponte
> Rio-Niterói, o percurso Lisboa-Coimbra-Porto, a ligação Angola-Moçambique) e
> bem assim nas combinações históricas ou ocasionais de topónimos/topônimos
> (tipo: Áustria-Hungria, Alsácia-Lorena, Angola-Brasil, Tóquio-Rio de
> Janeiro, etc.).
>

> Será que, neste caso, se aplicaria o "não-livre" ?

Não, não é o caso.  Não é um encadeamento vocabular, nem uma
combinação de topônimos.

Aliás, que desse parágrafo é parte do acordo, e o que é exmeplo
fornecido por outros?  Custa-me acreditar que o acordo usaria a
expressão ‘tipo’.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:address@hidden