fsfe-portugal

[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação

From: Jaime E . Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação
Date: Mon, 21 May 2001 23:03:56 +0100

On Mon, May 21, 2001 at 05:13:15AM +0100, Ruben Leote Mendes wrote:
> Olá a todos,
>
> A única vantagem que vejo em optarmos por uma fundação seria a coerência
> com a FSF e a FSFE. Por outro lado em França a FSFE tem duas organizações
> associadas que são associações (a APRIL e a OFSET).

Concordo com Ruben em que devemos avançar rapidamente na criação oficial do
grupo, mas temos que discutir algumas coisas antes.

A primeira delas, e a mais importante, é esclarecer que o que estamos formando
nesta lista NÃO será a "Secção Portuguesa de FSF Europe"! isto pode
parecer uma posição extrema, mas de facto é assim como têm funcionado a FSF
desde seu início: por um lado está a FSF que é uma organização fechada e por
outro lado está o projecto GNU no qual é aceite qualquer um interessado em
colaborar e cumprir uma metodologia comum ao projecto.

Como tem explicado o presidente da FSF Europe numa mensagem que convinha ser
lida com atenção por quem ainda não o tenah feito
(http://mailman.fsfeurope.org/pipermail/announce/2001-May/000013.html), a FSF
Europe funciona com o modelo fechado da FSF; isto quer dizer que a "secção
portuguesa da FSFE" será composta por duas ou três pessoas, que serão
seleccionadas por convite pessoal, após acordo entre 3/4 partes do núcleo
actual da FSFE. Quando será feito esse convite ou quens serão convidados só os
actuais membros da FSFE poderão saber.

Mas espera-se que existam associações que trabalhem
conjuntamente com FSFE e que serão abertas a qualquer pessoa que quiser
participar. No caso da França, por exemplo, os membros da FSFE são 3: Loic
Dachary, Frederic Couchet e Raphael Rousseau. Não pensam nomear mais
membros. Por outro lado existe APRIL que é a associação aberta.

Assim, acho que para dar suporte legal ao nosso grupo não temos que criar uma
fundação; o nosso exemplo a seguir seria APRIL e não FSFE-França.

Um abraço,
Jaime