fsfe-portugal

Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação

From: João Miguel Neves
Subject: Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação
Date: 21 May 2001 09:32:21 +0100

On 21 May 2001 05:13:15 +0100, Ruben Leote Mendes wrote:
> Estas condições não são impostas às associações pelo que criar uma associação
> parece ser menos burocrático. Também fiquei na dúvida quem será a "entidade
> competente" que é referida no texto acima.

Também tenho essa dúvida. Talvez o Instituto do Consumidor.

> A única vantagem que vejo em optarmos por uma fundação seria a coerência
> com a FSF e a FSFE. Por outro lado em França a FSFE tem duas organizações
> associadas que são associações (a APRIL e a OFSET).

Apesar do nome a FSFE não é uma fundação, mas sim uma associação. Se não
me engano a razão da FSF ser uma fundação deve-se a, nos EUA, esta ser a
única forma práctica de receber doações que descontam nos impostos.

> Posto isto eu proponho que optemos pela criação de uma associação.
> Esta associação poderá, quando e se a FSFE aprovar, ser a representante da
> FSFE em Portugal. Entretanto, mesmo que o processo de aprovação pela FSFE
> se prolongue por qualquer motivo, a associação poderá iniciar a sua
> actividade
> de divulgação do software Livre. Será conveniente no entanto solicitar a
> opinião dos responsáveis da FSFE antes de avançar com o processo.

Hoje em dia não é tão lento iniciar uma associação como era há alguns
anos atrás. Penso que o processo total pode estar despachado em 2 meses,
e é porque, neste caso, como o Jaime só se pode encontrar com o
presidente da FSFE em Julho devemos começar o processo na pior altura do
ano, Agosto.

--
                                                Joao Miguel Neves