Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash

From: Otávio Fernandes
Subject: Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash
Date: Thu, 7 Feb 2008 13:27:46 -0200

On Thu, 7 Feb 2008 13:00:25 -0200
"Leonardo Neves" <address@hidden> wrote:

> Otavio,
>
> segui algumas das suas dicas, mas ainda não consegui o pretendido.
>
> 1 - O bash e o sh são diferentes, como pode ser visto aqui:
> [root@oracle-03 ~]# ls -l /bin/bash /bin/sh
> -r-xr-xr-x   1 root     bin       516392 Jan  5  2000 /bin/bash*
> -r-xr-xr-x   1 root     root       95320 Jan 19  2005 /bin/sh*

Vc nao fez isso em um Linux, correto ?! O bash e sh sao links no Linux,
em outros sistemas operacionais, como nos BSDs e no Solaris, com eh o q
vc esta usando, eles sao diferentes, como no comando acima.

> 2 - O script não rodava diretamente em sh, mas alterei os locais onde
> estava $(comandos) para `comandos` e rodou. Infelizmente no ps ainda
> era mostrado da seguinte forma:
> /bin/sh script.sh
>
> 3 - Usei o env, porém no ps apareceu assim:
> bash script.sh

Quer dizer que ele esta pegando o interpretador correto. Nao era isso
que vc queria ? Ou vc quer migrar o seu script Bash para Sh ?

> 4 - Tentei retirar a primeira linha do script, ou seja deixando o
> shell se virar para interpretar, nesse caso o ps mostrou apenas:
> bash
> e os comandos disparados internamente, como
> grep
> sleep

Vc nao pode retirar a primeira linha, tem que usar o env, veja:

#!/usr/bin/env bash

Pois ele "se vira" pra encontrar o bash no $PATH. Assim como na
consideracao 3 acima.

> As coisas mais simples às vezes podem ser meio complicadas. Alguma
> outra sugestão?

A minha sugestao eh usar o "env", sugestao e solucao tmb ;-). Leia o man
do env que vc nao vai se arrepender.

> Atenciosamente,

um abraco,