Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash

From: Otávio Fernandes
Subject: Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash
Date: Thu, 7 Feb 2008 11:56:32 -0200

On Thu, 7 Feb 2008 11:31:14 -0200
"Leonardo Neves" <address@hidden> wrote:

> [...]
>
> Meus scripts em ambiente solaris rodam da seguinte forma:
>
> [root@oracle-03 ~]# ./teste.sh &
> [2] 14761
> [root@oracle-03 ~]# ps -ef | grep teste | grep -v grep
>     root 14761  8229  0 11:23:27 pts/3    0:00 /bin/bash ./teste.sh
>

> Em ambientes Linux o comando em execução seria apenas  ./teste.sh ao
> invés de  /bin/bash ./teste.sh
>
> Apesar de não alterar em nada a execução do script, não consigo fazer
> a monitoração de forma adequada via Nagios/NRPE. Alguém sabe como
> arrumar isso sem a necessidade de usar compiladores (shc, gcc).

Leonardo,

Isso ocorre porque o Linux te "engana" linkando o sh para bash (comprove
com o seguinte comando $ ls -l /bin/sh). Bash eh apenas um tipo de
shell, existindo muitos outros, com diferentes funcionalidades e
habilidades, uns ate MUITO melhores do que o Bash, na minha opiniao.

Verifique se os seus scripts utilizam alguma funcionalidade especifica
do bash, para isso vc pode fazer o seguinte (no solaris):

$ /bin/sh teste.sh
$ echo $?

Caso o resultado seja positivo, ou seja, o script roda sem maiores
problemas, troque a primeira linha de cada script para "#!/bin/sh" ao
inves de "#!/bin/bash". Caso contrario, vc pode ir colando os trechos de
bash para nos te ajudarmos a migrar para sh.

Outra alternativa, caso vc queria manter as funcionalidades do bash, eh
utilizar o comando "env" ($ man env), no qual ele vai localizar o
interpretador bash no $PATH, com o env a primeira linha
ficaria assim: #!/usr/bin/env bash

Por ter esta variedade de possibilidades eu sempre implemento os meus
shell scripts seguindo o padrao Sh, pois ele sempre vai ser aceito em
outros sistemas unix-like.

um abraco,