Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash

From: Otávio Fernandes
Subject: Re: [shell-script] como omitir o /bin/bash
Date: Fri, 8 Feb 2008 14:42:47 -0200

2008/2/8 Bruno Gunter Fricke <address@hidden>:

> Opa acabou que fiz uns testes aqui hoje mesmo e não saiu conforme
>  esperado.
>
>  O problema é que eu tenho Plataformas híbidas. O erro não ocorre quando
>  eu faço a chamada do meu lado, mas lá do lado do cliente. Por exemplo,
>  em FreeBSD a gente não instala o "programa" empacotado, mas sim, compila
>  na mão. Em algumas máquinas ele fica em /usr/local/bin/programa, em

Neste caso depende do programa que vc esta instalando e como. Vc esta
instalando via ports ? Vc pode dizer qual software eh este ? Desta
forma eu posso testar o soft aqui e te dizer porque isso ocorre.

>  outras em /usr/local/bin/programa/bin/programa, entendeu? Sim, foi porco
>  e bacalhau, mas funciona. Nas Linux sempre em /usr/bin/programa. Eu faço

Não eh porco e bacalhau, eh organizado e pensado ;-). Afinal, misturar
os softwares do sistema operacional (base system) com os binários de
programas de terceiros, eh que eh realmente "porco e bacalhau".

>  um ssh -i usuario@máquina | /usr/bin/programa script.pl ARGs. Note que
>  depois do pipe eu já estou na máquina alvo. Por isso a importância do
>  meu "whereis".

Não entendi uma coisa. Se vc esta chamando o interpretador, ou seja o
/usr/bin/programa, porque vc precisa do "whereis" ?