Re: [shell-script] Shell Script com CGI [Projeto Cloud]

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Shell Script com CGI [Projeto Cloud]
Date: Sat, 15 Jul 2017 18:06:15 -0300

Maik, suponha que eu esteja dentro de um script shell e não conheça nem o cmd echo, nem o printf, mas sei que em python o cmd print manda o dado para a tela, então veja essa facilidade do Shell, que vc já deve conhecer, mas nem sempre é empregada na sua potencialidade máxima:

$ Num=5
$ Nome=Maik
$ /usr/bin/python << fim
> print $Num
> print $Nome
> fim
5
Traceback (most recent call last):
  File "<stdin>", line 2, in <module>
NameError: name 'Maik' is not defined

Ele imprimiu $Num, mas deu erro em $Nome, isso pq vc está chamando o interpretador python porém está em um ambiente Shell, ou seja a variável que interpreta é o Shell, que passa o literal Maik para o print do Python, mas o Python só entende literais que estào dentro de aspas (sem aspas ele imagina que seja um número ou uma variável) vamos então listar esta variável entre aspas:

$ /usr/bin/python << fim
print $Num
print "$Nome"
fim

5
Maik

Agora funcionou. Dei essa volta toda, só para mostrar para a nossa lista que qq interpretador (inclusive os *SQL* da vida) pode ser usado nativamente dentro de um script, inclusive partilhando seus dados.

Volto a dizer: nunca pergunte se dá para fazer em Shell. A pergunta correta é: qual é a melhor maneira de se fazer em Shell. ;)

No dia 19/07 farei um hangout somente sobre Shell que começará as
20:00h até mais ou  menos as 21:00h ou até acabarem as perguntas.
Isto é, só acabará quando se encerrarem as dúvidas.

Abcs,
Julio
Damos treinamento em sua empresa por um preço,
no mínimo, 50% mais barato que qualquer curso,
com certificado e nota fiscal.

​​
Nosso time de instrutores in company é formado somente por
autores
​ ​
de Best Sellers
​ ​
​laureados ​sobre os temas. P. exemplo:

Shell básico e Programação em Shell Julio Neves
Bacula Heitor Medrado
Zabbix Adail Host
Produção Gráfica e Videografismo Cadunico