Re: [shell-script] Shell Script com CGI [Projeto Cloud]

From: maik alberto
Subject: Re: [shell-script] Shell Script com CGI [Projeto Cloud]
Date: Sat, 15 Jul 2017 15:54:20 +0000

Então,

tava apreendo um pouco sobre Ansible, vi que nele tinha um módulo para LXC(tem tb pra kvm, naum mexi ainda), resolvi então juntar o que estava aprendendo(Ansible), com um pouco que sei(LXC) e com o que gosto(SHELL), então coloquei isso no script. O gerenciamento dos containers tá baseado nesse pilares. Quando você faz a criação de container através do script, ele sobe uma máquina como estivesse fazendo através do proxmox na web. Se fizer a criação através do terminal e estiver com o browser aberto em paralelo, vai ver a máquina sendo criada, parada ou excluída em tempo real, e poderá administra por lá sem problema, "o script agiliza o processo de cliques".

No meio do caminho me deparei com a API do proxmox, pouco conhecimento sobre, mas peguei o proxmoxer - Python Wrapper for the Proxmox 2.x API - (Vale compartilhar com os demais, dentro do shell tá rodando algo em python, a forma que achei, talvez seja útil para alguém) que faz a interação com a API, joguei dentro de uma função no shell script, no momento ele apenas faz a listagem das VMs e Containers para consulta no terminal.

Dá pra fazer muita coisa ainda. Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Disponha.