Re: [shell-script] Pegar Saida de Erro do Script

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Pegar Saida de Erro do Script
Date: Tue, 8 Jul 2008 15:32:20 -0300

Aê Thiago,
para monitorar um script inteiro, é necessário que o código de retorno deste
script seja bem feito, isto é, exit 0 para témino com sucesso e exit
diferente de zero para témino irregular. Veja o exemplo:

$ cat teste
#!/bin/bash

# vou testar se o nome passado como parâmetro ($1)
# é de um arquivo válido ou não, e sair com código de
# retorno 0 caso o arquivo exista, e 1 caso contrário.

if [ -f $1 ]
then
    echo arquivo $1 existe
    exit 0
else
    echo arquivo $1 não foi criado
    exit 1
fim

Vamos executá-lo passando um arquivo válido

$ ./teste /etc/passwd
o arquivo /etc/passwd existe
$ echo $?
0

Vamos executá-lo passando um arquivo *não* válido

$ ./teste naoexiste
arquivo naoexiste não foi criado
$ echo $?
1