Re: [shell-script] Re: script para configurar o apt via proxy

From: Flavio Junior
Subject: Re: [shell-script] Re: script para configurar o apt via proxy
Date: Thu, 26 Oct 2006 13:49:35 -0300

id -u ?

[flavio@dezessete: ~]$ id -u
1000
[flavio@dezessete: ~]# id -u
0

Voyg3r, desculpa eu nao tinha realmente entendido..

eu achei estranho voce usar a variavel usuario no /etc/profile por que
me deu a impressao de que eram varios users em uma maquina e nao
varias maquinas pra um servidor :).

Imagino que USUARIO= seja uma variavel q recebe um user fixo soh pra
atualizacao via apt-get que voce tenha na sua rede, e agora entendo o
q ela faz e o motivo da mesma estar no /etc/profile :)

Nao sei como o debian(?) trata o login, mas se nao me engano eh um
padrao bash/sh a execução dos arquivos em: /etc/profile.d/*.sh

Então talvez inves de acrescentar no /etc/profile, voce possa fazer um
script e copia-lo para, por exemplo: /etc/profile.d/aptproxy.sh

Se mante-lo com +x ele deve rodar toda vez q um usuario se logar na
maquina, o mesmo que acontece com o /etc/profile ...

Sorte :)

Flávio do Carmo Junior

On 10/26/06, Juliano <address@hidden> wrote:
Ai vai minha contribuição para check do usuário :)

[]s

voyeg3r wrote:
> [...]
> dos arquivos
>   * /etc/profile
>   * /etc/apt/apt.conf
>   * /etc/bashrc
>
> cheguei ao script abaixo, e peço aos membros da lista
> que façam melhorias, dentre as quais a parte de verificação
> do privilégio, já que para editar os arquivos citados tenho
> que estar logado como root
>

>#!/bin/bash
># script para ativar o apt via proxy
># Defina previamente as variáveis
># ou exiba uma mensagem para o usuário digitar os dados

uid=$(id | awk -F'(' '{id=$1 ; gsub(/uid=/,"",id) ; print id}')

if [ "$uid" != "0" ] ; then
    echo "Favor executar $(basename $0) como root"
fi

> [...]
> echo "FTP::PROXY=${usuario}:${senha}@${ip_servidor}:${porta};" >>
> /etc/apt/apt.conf
> echo "}" >> /etc/apt/apt.conf
>
> # configuração do wget
> echo " " >> /etc/bashrc
> echo "alias wget=\"wget --proxy-user=${usuario}
> --proxy-passwd=${senha}\"" >> /etc/bashrc
>
> apt-get update
>
> === Fim do Script =====
>
> Quero expressar os agradecimentos de toda a comunidade cearense de
> Software Livre pela contribuição valorosa do Grande Júlio César Neves
> durante o III Forum Cearense de Software Livre

perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem prévio aviso.

aviso.

Links do Yahoo! Grupos