Re: [shell-script] CRIAR SENHA

From: Thobias Salazar Trevisan
Subject: Re: [shell-script] CRIAR SENHA
Date: Fri, 2 May 2003 10:04:13 -0300 (BRT)

ae eloy,

On Fri, 2 May 2003, Marco Eloy wrote:

> Meu script de criação de usuários está quase pronto. Entretanto não achei
> ainda um modo de gerar uma senha aleatória para que possa enfim atribui-la
> ao usuário. Esta senha deve é claro gerar uma saída ASCI para que eu possa
> anotar ou enviar via e-mail para o usuário em questão. Será que alguém aki
> já teve este problema ou apontou soluço????
> Numa rápida olhada na lista encontrei um script do Thobias interessante mas
> que me pareceu meio complicado. O script em se é simples e gostaria que
> assim continuasse :))))

Ele não é complicado olhe:

Crie uma função no seu script chamada gera_passwd

gera_passwd(){
# quais caracteres a senha pode ter
caract="abcdefghijklmnopqrstuvwxyzABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ0123456789"
# for de i número de caracteres da senha
for i in `seq 0 "${1:-8}"`;do
# aqui pegamos o resto da divisao de $RANDOM pelo número de
# caracteres que tem na variavem $caract, ou seja,
# vamos pegando caracteres aleatorios da variavel $caract
C="$(($RANDOM%${#caract}))"; echo -n "$caract" |\
# pegamos o caracter na posicao N
sed "s/\(^.\{$C\}\)\(.\{1\}\)\(.*\)/\2/"
done;echo
}

A vantagem de usar a função é que você pode especificar quais
caracteres a senha pode ter. Assim, é só colocar os caracteres na
variável caract.

ai, basta chama-la com o número de caracteres que você quer.
Se nenhum parametro for passado, ele utiliza o default que é 8.

gera_passwd 10
jRRZoj0SUx6

Outras maneiras de gerar senha:
$ head -c 6 /dev/random | mimencode
utWXw+T7

se não tiver o mimencode instalado, use:
$ head -c 6 /dev/urandom | uuencode - | cat -n | grep 2 | cut -f2
|cut -c 2,3,4,5,6,7,8,9
+SZ<)0Y@

falow

thobias
-------
echo 9446046325380026818553633794429812592304650P | dc
-------
http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias