Re: [shell-script] CRIAR SENHA

From: Diego Luis Kreutz
Subject: Re: [shell-script] CRIAR SENHA
Date: Fri, 2 May 2003 12:08:30 -0300 (BRT)

ola,

vi as respostas dos demais, todas interessantes e com seus meritos... :)
antigamente, quando usava NIS, tinha um comando chamado "makepasswd" ou
"mkpasswd", se nao me engano, que gerava senhas e inclusive fornecia a
senha criptografada tb... funcionava legal e dava para especificar um
monte de coisas... :)
agora utilizo alguns script, no estilo do do Thobias e algumas versoes de
programinhas em C... particularmente, prefiro os programinhas em C...
criei meu proprio mkpasswd... e eh bem randomico mesmo... ele utilizada
geradores randomicos como drand48(), disponivel em sistemas Unix, e o
mt32bits, que eh um gerador randomico desenvolvido por Takuji Nishimura
se nao me engano... o programinha ficou legal e gera senhas bem
diversificadas... dah para fazer miseria... :) o detalhe interessante do
mt32bits eh que a semente, utilizada para inicializar o gerador, nao eh um
ponto critico do gerador, como pode ocorrer com alguns geradores padroes
do sistema...
bom, se quiseres posso te mandar uma versao de um dos geradores de senhas
que tenho, que utilize o mt32bits e o drand48() para gerar senhas
"realmente" randomicas... :)

atenciosamente,

DLK