Re: [lp-br-sp] Appmaker

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Appmaker
Date: Tue, 23 Sep 2014 22:28:58 -0400

Panaggio, hoje eu vou usar um desses aqui:

<http://www.oldfergusontractors.com/photogallery/Freeport%20Photos/TractorRow-770.jpg>

Pode escolher!

On Tuesday, September 23 2014, Ricardo Panaggio wrote:

> Já conversei ao menos brevemente com a maioria dos membros que estavam
> no SFD e outros sobre esse projeto que eu faço parte, o Appmaker[1].
>
> É uma ótima ferramenta para criação de aplicativos móveis simples. O
> objetivo é ser simples e divertido, e produzir aplicativos úteis e
> simples. Isso ele faz.

Heheh, quanto "simples"!  É muito simples mesmo!

> Mas no objetivo do próprio projeto há uma falha muito grande: queremos
> incentivar pessoas a quererem aprender sobre desenvolvimento, mostrando
> que fazer um aplicativo é fácil, mas não há muito atualmente como dar o
> próximo passo.

Não sei se entendi direito, então me corrija por favor.  Você quis dizer
que, atualmente, no estado em que o projeto está, é difícil usá-lo pra
ensinar as pessoas a programar.  É isso?

> Sei que começar por aplicativos, do ponto de vista de fazer com que uma
> pessoa entenda o que é software, não é a melhor coisa possível. Mas é a
> coisa que tem mais apelo pra maior parte das pessoas, o que pra mim
> parece uma justificativa razoável. Vale dizer também que é um aplicativo
> web, então ele funciona no navegador. Então pelo menos não é algo que
> fica preso no celular de ninguém.

Também acho que é uma justificativa válida, apesar de (também) não
gostar muito dela.  O fato de funcionar no navegador ajuda, porque
ninguém vai desenvolver coisas nesses celulares de hoje em dia (i.e.,
aquelas restrições todas de touchscreen e tal que nós já estamos
cansados de discutir)...

> Outra coisa grave é que embutido nos aplicativos está uma forma de
> remixá-lo, que é ao mesmo tempo uma feature boa e não tão boa: as
> pessoas criam a noção da liberdade de adaptar para suas necessidades,
> mas isso não é colocado em primeiro plano. O remix não deixa claro que
> ter a liberdade de modificar e redistribuir cópias é uma coisa importante.

O "remix" é tipo você pegar o aplicativo que alguém fez e alterá-lo pra
fazer o que você quer?  Tipo um fork?  Se for, legal!

Sobre a sua preocupação (muito válida) de que é importante deixar claro
a questão da liberdade, você acha que uma mensagem ou algo assim já
ajudaria?  Estou chutando alto aqui, nunca vi o AppMaker pra saber o
quão factível é essa idéia.

> Então, queria estender o papo já iniciado para cá. Há muito potencial na
> ferramente, em especial se ela deixar de ser apenas um arrasta-e-solta e
> permitir que coisas mais elaboradas possam ser feitas.

Não posso concordar mais com isso!

> Esse é mais um e-mail desabafo, uma tentativa de pensar se estou
> realmente colocando meu tempo num projeto que pode contribuir para algo
> que eu acho importante e mostrar um caminho que leve as pessoas a
> realmente aprenderem sobre usar o computador como uma ferramenta e
> querer controlá-lo e fazer com que elas entendam as 4 liberdades e sua
> importância.

Acho que a pergunta que eu me faria é: "A comunidade em que eu estou
aceitaria incorporar as modificações que eu quero propôr pra deixar o
programa mais 'verboso' com relação às liberdades que poderão ser
exercidas com ele?".  Às vezes, mesmo se a comunidade em si não for Free
Software igual nós, a galera ainda assim consegue entender a importância
de divulgar isso.  Bem, só uma idéia, claro...

> Isso se relaciona de alguma forma com minha proposta para o LP. E
> dependendo da direção que isso tomar, pode acabar sendo um projeto a ser
> tocado dentro do Librecode, por que não?

Ahh, isso seria uma ótima idéia.

Sem querer chorar as pitangas, mas o problema do librecode é falta de
quórum.  Por enquanto, só o Luiz e o Martin se manifestaram na lista, o
que é bem decepcionante se contarmos o número de inscritos nela.  Mas de
qualquer modo, acho que um dos jeitos de tentarmos dar tração naquilo é
esse mesmo: propor projeto em cima de projeto :-P.

> Aguardo os tratores!

Resolvi deixar ele na garagem :-).

GPG key ID: 0x65FC5E36
Please send encrypted e-mail if possible
http://sergiodj.net/