[lp-br-sp] Appmaker

From: Ricardo Panaggio
Subject: [lp-br-sp] Appmaker
Date: Tue, 23 Sep 2014 20:33:38 -0300

Olá!

Já conversei ao menos brevemente com a maioria dos membros que estavam
no SFD e outros sobre esse projeto que eu faço parte, o Appmaker[1].

É uma ótima ferramenta para criação de aplicativos móveis simples. O
objetivo é ser simples e divertido, e produzir aplicativos úteis e
simples. Isso ele faz.

Mas no objetivo do próprio projeto há uma falha muito grande: queremos
incentivar pessoas a quererem aprender sobre desenvolvimento, mostrando
que fazer um aplicativo é fácil, mas não há muito atualmente como dar o
próximo passo.

Sei que começar por aplicativos, do ponto de vista de fazer com que uma
pessoa entenda o que é software, não é a melhor coisa possível. Mas é a
coisa que tem mais apelo pra maior parte das pessoas, o que pra mim
parece uma justificativa razoável. Vale dizer também que é um aplicativo
web, então ele funciona no navegador. Então pelo menos não é algo que
fica preso no celular de ninguém.

Outra coisa grave é que embutido nos aplicativos está uma forma de
remixá-lo, que é ao mesmo tempo uma feature boa e não tão boa: as
pessoas criam a noção da liberdade de adaptar para suas necessidades,
mas isso não é colocado em primeiro plano. O remix não deixa claro que
ter a liberdade de modificar e redistribuir cópias é uma coisa importante.

Então, queria estender o papo já iniciado para cá. Há muito potencial na
ferramente, em especial se ela deixar de ser apenas um arrasta-e-solta e
permitir que coisas mais elaboradas possam ser feitas.

Esse é mais um e-mail desabafo, uma tentativa de pensar se estou
realmente colocando meu tempo num projeto que pode contribuir para algo
que eu acho importante e mostrar um caminho que leve as pessoas a
realmente aprenderem sobre usar o computador como uma ferramenta e
querer controlá-lo e fazer com que elas entendam as 4 liberdades e sua
importância.

Isso se relaciona de alguma forma com minha proposta para o LP. E
dependendo da direção que isso tomar, pode acabar sendo um projeto a ser
tocado dentro do Librecode, por que não?

Aguardo os tratores!

--
Ricardo Panaggio