Re: [shell-script] Re: Include de script no shell sh

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Re: Include de script no shell sh
Date: Thu, 22 Sep 2016 18:22:45 -0300

Pois não, é pra já! Acabei de fazer uns exemplos usando yad que lhe passo,
basta vc instalar essa ferramenta que garanto que vc não vai se arrepender.

Alias, estou postando esses códigos pq acho que nossa lista está discutindo
muito pouco sobre essa sensacional ferramenta.

*$ cat form9.yad*

function Popula {

[[ $1 == Outras ]] &&

echo '2:Pera!Uva!Maçã!Melancia' ||

echo '2:Laranja!Tangerina!Limão!Acerola'

}; export -f Popula         # Sem essa linha, não funciona

yad --form --columns 2 --center --no-buttons \

--field Fruta:CB '^Cítricas!Outras' \

--field Escolha:CB '' \

--field gtk-ok:FBTN '@bash -c "Popula %1"' \

--field gtk-apply:FBTN '@bash -c "echo %2 > /dev/tty

kill -USR2 $YAD_PID"'

​

Outro:

suponha que você precise do CPF ou RG de uma pessoa e clicando no botão OK
de um, o outro ficaria desativado. Isso poderia ser feito assim:

​
*$ cat form7.yad*

function Desab

{

[ -n "$1" ] && [ -z "$2" ] && {

echo 2:@disabled@

return

}

[ -n "$2" ] && [ -z "$1" ] && {

echo 1:@disabled@

return

}

[ -z "$1" ] && [ -z "$2" ] && {

yad --text "Você não informou RG nem CPF" \

--button gtk-ok

return 1

}

[ -n "$1" ] && [ -n "$2" ] && {

yad --text "Todos campos estão preenchidos" \

--button gtk-ok

return 1

}

}

export -f Desab

yad --form --columns 2 \

--text "Informe RG ou CPF e clique em OK" \

--field RG '' --field CPF '' --field :LBL '' \

--field 'gtk-ok:FBTN' \

"@bash -c 'Desab \"%1\" \"%2\"'" --button 'FIM':0

Conforme foi afirmado, duas coisas que devem ser notadas:

   1.

   Se a função não for declarada com export -f Des
   ​a
   b, o programa não a verá;

   2.

   O comando bash -c foi utilizado para chamar a função passando os valores
   dos dois campos (%1 e %2).

​Após preencher com o rg e clicar OK, repare que o cpf ficou desabilitado.​

Abcs,
Julio
*@juliobash*

*Próximos cursos de Shell*
*Cidade         Local Período*
*​*
*São Paulo 4Linux
<https://www.4linux.com.br/curso/programacao-em-shell-script> 05-09/12*
Dou treinamento de *Shell* em qualquer cidade.
Para mais detalhes, me mande um e-mail <address@hidden>.