Re: [shell-script] Re: construtor de grade horária no shell

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Re: construtor de grade horária no shell
Date: Mon, 28 Oct 2013 09:08:16 -0200

On 10/28/2013 08:41 AM, Fabio R. Medeiros wrote:

> Bom dia a todos,
>
> Dá para fazer em shell, mas não sei se a melhor ferramenta. Você terá que
> tratar questões como integridade, consistência,
> redundância de dados, etc, fora o desempenho, como o MrBits falou. Acho que
> um SGBD seria a melhor alternativa.
>
> Mas, com ou sem shell, eu começaria pela estrutura, a modelagem. E
> provavelmente usaria CSV com muito awk.

Eu até acho que shell script seria um bom começo. Claro que há dúzias de
maneiras diferentes de se fazer esse tipo de coisa, mas eu
imagino que isso seja algum trabalho de faculdade ou coisa parecida, então SS
deve ser pré-requisito. Na parte visual, ainda dá para
se trabalhar com Zenity ou Dialog se ele quiser construir os forms bem
bonitinhos. Dá para se construir uma aplicação bem
profissional, inclusive montando no processo uma biblioteca que evoluiria
facilmente para um framework dentro dos melhores conceitos
de MVC. Imagine ferramentas que leriam o seu model (a estrutura de dados) e, à
partir dela, construiriam os scripts do CRUD,
automaticamente, e ainda desenhariam as telas. CSV com muito awk em algum
momento vai deixar a aplicação lenta e impossível de se
manter. A parte boa de se usar um banco relacional, mesmo simplista como o
sqlite, é que você pode mandar o bloco de SQL uma única
vez, ao invés de abrir a base textual várias vezes, fazer buscas, montar os
relacionamentos na unha, sem falar da concorrência.

--

LLAP

.0. MrBiTs - address@hidden .'.
..0 GnuPG  -