Re: [shell-script] Capturando rota default com script

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Capturando rota default com script
Date: Mon, 15 Jul 2013 11:34:40 -0300

Aê Tácito,
já que vc é meu aluno, observe que no livro uso com frequência o cmd cat
-vet, para ver se o um arq tem caracteres de controle. Assim sendo, veja
isso:

$ $ route -n | grep '^0.0.0.0' | cat -vet
0.0.0.0         192.198.0.1     0.0.0.0         UG    0      0        0
wlan0$

Ou seja, não tem nenhuma <TAB>, somente brancos. Então vc pode resolver
isso de 2 formas:
1 - Compactando brancos:
$ route -n | grep '^0.0.0.0' | tr -s ' ' '\t' | cut -f2
2 - Usando awk
$ route -n | grep '^0.0.0.0' | awk '{print $2}'

Obrigado pela preferência. Comprando meu livro vc me ajudar a comprar um
iate... ;)

Abcs,
Julio
*@juliobash