Capturando rota default com script

From: tacitoreg
Subject: Capturando rota default com script
Date: Mon, 15 Jul 2013 13:29:30 -0000

Senhores,

Sou novo em programação Shell, estou me amarrando, achando muito massa mesmo,
porém como todo iniciante, estou com meus momentos de dúvidas e quebra-cabeça
:). Estou fazendo um script para saber se em algum momento o meu servidor está
ficando com duas rotas default. Para isto eu fiz o seguinte:

route -n | grep '^0.0.0.0' | sed 's/\t/ /g' | cut -d " " -f 2

O objetivo desta linha seria pegar o endereço do gateway, ele estando com uma
rota default ou duas rotas default. Porém ele está dando erro no sed. Se alguém
puder me ajudar eu ficaria muito feliz, ah, ele não vai parar por aí,
continuarei com os ifs, mas só após que este primeiro problema for solucionado.
Pessoal, obrigado pelo espaço.

Obs: Júlio, sou mais um aluno seu. Estou lendo a sua 9º edição do Shell linux.
Uma excelente didática. Parabéns...