Re: [shell-script] Re: Comando Echo

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Re: Comando Echo
Date: Wed, 29 Dec 2010 09:42:31 -0200

Se o objetivo é extrair informações e fazer algo de forma algoritmica
(como somar campos, contar ocorrencias de palavras, escrever em
arquivos, etc) vc pode usar o awk.

 peczenyj$ awk '{ print ">" $1 "<" }' x
>1<
>12<
>123<
>1234<
>12345<
 peczenyj$ awk -F\0 '{ print ">" $1 "<" }' x
>1    <
>12   <
>123  <
>1234 <
>12345<

no caso eu estou dizendo que o Field Separator é o caracter null.

porem existe uma vantagem de usar o gawk caso vc tenha um arquivo
cujas informações estão distribuidas de forma posicional - como parece
ser o caso.Vc pode utilizar o FIELDWIDTHS.

 peczenyj$ cat -e y
1    1    $
12   12   $
123  123  $
1234 1234 $
1234512345$
 peczenyj$ gawk 'BEGIN{FIELDWIDTHS="5 5"}{ print ">" $1 ":" $2 "<--" }' y
>1    :1    <--
>12   :12   <--
>123  :123  <--
>1234 :1234 <--
>12345:12345<--

Ou seja. eu posso definir os tamanhos dos campos e mesmo que contenham
espaços eles são preservados.

É claro que eu tenho que concordar com o Fernando Merces, isso tudo e
um tanto vago mas para duvidas amplas as respostas são invariantemente
amplas. afinal eu não trocaria um simples cut -c por um gawk mais
complicado.