Re: [shell-script] Shell Script + bit setuid??? Alguém me explica o porq

From: Reinaldo de Carvalho
Subject: Re: [shell-script] Shell Script + bit setuid??? Alguém me explica o porque do erro!
Date: Mon, 20 Jul 2009 10:03:30 -0300

2009/7/20 André Luis Boni Déo <address@hidden>:
> Reinaldo,
> Obrigado pelas mensagens, eu procurei direto no histórico do yahoo
> groups e não me lembro de ter lido o primeiro link que me passou, as
> outras eu tinha lido, mas queria saber o porque não funciona... Que já
> foi respondido no 1º link e também pelo Flávio...

Devagando... Em linguagens interpretadas o interpretador é executado e
lê o programa (scripts). Na prática você esta executando /bin/bash (ou
outro interpretador qualquer) e não o seu script. Ou seja, é
semelhante a idéia do "openoffice abir um .odt".

Dessa forma, para isso funcionar (especulando) dependeria do SUID no
'/bin/bash', e o bash deveria fornecer uma chamada interna (build-in
como local, if, while, trap) para prover a funcionalidade de setuid.
Mas parece-me inviável usar SUID no /bin/bash, e não creio que ele
atualmente implemente tal funcão.

Ou seja, não basta o SUID esta ativado, depende de código extra para
acessar a chamada de sistema que faz o setuid.

--
Reinaldo de Carvalho
http://korreio.sf.net

"Don't try to adapt the software to the way you work, but rather
yourself to the way the software works" (myself)