Varrer arquivo TXT e formatando saida

From: Mÿffffe4rcio Borges
Subject: Varrer arquivo TXT e formatando saida
Date: Tue, 15 Jul 2008 19:40:41 -0700 (PDT)

Pessoal, como poderia fazer uma pesquisa dentro de um arquivo TXT  onde eu
encontrar o que busco eu mostro por exemplo apartir dali (tipo um CTRL F em um
editor qualquer). Pergunto isso porque os arquivos sao imensos e como preciso
pesquisar determinada palavar e ver o que tem apartir dela ou apos, pensei em
alguma coisa usando recursos do shell...... ou mesmo uma outra solucao que eu
possa utilizar....(estes arquivos que pesquiso sao consultas de clientes e
preciso pesquisar nesta base de conhecimento com mais rapidez....tipo
utilizando  grep ....ou awk ......

grato

cara @ymail.com ou @rocketmail.com.
http://br.new.mail.yahoo.com/addresses