Testando um PING

From: Thiago Fernandes
Subject: Testando um PING
Date: Fri, 7 Mar 2008 10:02:55 -0300

Olá galera, estou aprendendo shell script e estou tentando fazer um script
para o seguinte:

1 - Dar o comando etherwake aa:bb:cc:dd:ee:ff (endereço MAC da placa de
rede)
2 - Depois dentro de um LOOP fazer testes se essa máquina ligou , dando ping
na máquina que eu tentei ligar.

Quero deixar claro que eu vou executar esse script de um servidor e a partir
desse servidor ele ira ligar as outras máquinas pela rede.

Ao meu ver, ficaria uma coisa desse tipo:

#!/bin/bash

etherwake aa:bb:cc:dd:ee:ff

while[ligou = falso]
do
     ping 192.168.000.000

          if[pingou]
          then
               echo ¨PC LIGADO¨;
               ligou = verdadeiro;
              #se é verdadeiro ele sai do LOOP
          else
               echo ¨PC DESLIGADO¨;
               ligou = falso;
               etherwake aa:bb:cc:dd:ee:ff
               #se deu pau ele da outro etherwake e depois testa de novo
          fi

done

Quem puder me ajudar eu agradeço.

valeu!

--
Thiago Fernandes de Oliveira
Graduando em Ciência da Computação - UESC