Re: Re: Re: Programa de configuração em Shell Script

From: mop
Subject: Re: Re: Re: Programa de configuração em Shell Script
Date: Fri, 29 Feb 2008 23:14:21 -0300

Não sei se seria isso, veja só acrescentei o interpretador na primeira linha e
seguindo o mesmo ritual:

web@k7/tmp$ head -n2 teste
#!/bin/bash
key(){
web@k7/tmp$ . teste
Fri Feb 29 23:00:20 hrN 2008
web@k7/tmp$ teste
Fri Feb 29 23:00:31 hrN 2008
web@k7/tmp$

Considero que é importante escrever o interpretador (shell, no caso) usado,
pois se um dia trocar o seu shell padrão, ou estiver em um subshell diferente,
ou outro usuário no shell padrão dele executar o script, continuará
funcionando da mesma maneira. Outra coisa, sem explicitar o shell funcionou
porque você estava em um e assim ele foi assumido como default. Se você o
chamar a partir de um binário, cron, um item do menu do seu gerenciador de
janelas (window manager), etc., poderá não ser executado.

Como filosofia pessoal tenho que, se o script for executável deve ter o
interpretador na primeira linha. Caso atue como source, se um dia eu precisar,
procuro o que o usa com:
grep nome_do_source dir_dos_scripts/*

É isso, boa sorte.