Re: [shell-script] Erro no CRON

From: mop
Subject: Re: [shell-script] Erro no CRON
Date: Thu, 07 Feb 2008 21:06:19 -0200

Íkami,
primeiramente parabéns por dar feedback à lista sobre sua solução, coisa que
nem todos fazem, mesmo quando sugerido.

Já que você se deu ao trabalho de nos dar retorno, contribuo informando que
eu acho tratar-se de uma questão de herança do init, já que possívelmente ele
é "owned by root", tendo o ambiente construido ao longo dos scripts de
inicialização do sistema, sem porém rodar os profiles comuns à interatividade.

Noto que sistematicamente as pessoas nesta lista esperam obter o mesmo
resultado no crond que obtem com chamadas na linha de comando.

De certa forma parece-me que, sob esse ponto de vista, colocar soluções no
script é um "remendo" já que se o profile ou o .profile do root for alterado
poderão surgir conclusões erradas em testes manuais. Adicionalmente é preciso
fazer essa inclusão (e possível atualização) em cada script que é (ou poderá
vir a ser) chamado pelo crond.

Fazia tempo que não visitava, mas talvez a solução mostrada por este comando
seja uma opção:
lynx -dump http://planeta.yi.org/unix/exemplos.txt|less +/cron
essa dica do less, vi em outra lista e já entrou para minha caixinha de
maldades, digo, bondades. :)

O script inicializador do crond deve variar com a "distribuição" Linux, se
for o caso, mas o ponto talvez possa ser localizado com:
grep -R crond /etc/rc*

No meu slack funcionou, mas a linha está "comentada" e nem o binário está
disponível. Esperava isso, pois costumo usar scripts bash em loop para essa
função.

Caso aquela recomendação funcione, ainda assim não sei se é a melhor opção,
mas talvez resolva a freqüente divergência citada acima.

Congratulations!
mop

>From: ikami
>
>Não sei se esse problema ocorre so no SUSE mas quando rodo um script com o
usuario root pelo shell ele usa um PATH, LC_ALL e LANG diferentes dos que ele
usa quando rodo pela CRON. Fiquei com essa duvida ainda do por que isso
acontece! Mas está funcionando!!!