Re: [shell-script] Iniciando com Shell

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Iniciando com Shell
Date: Mon, 11 Dec 2006 11:33:35 -0200

Em 11/12/06, Rodrigo Morais <address@hidden> escreveu:

>   Pessoal, eu mesmo odeio o que vou estar fazendo.

Se o que vc odeia é escrever no gerundio eu tb "vou estar" concordando com
vc. :)

Alguém aqui poderia informar sites, dicas, livros na qual posso comprar para
aprender a criar os scripts em Shell.

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/WebHome (ou
www.julioneves.com)
www.aurelio.net
www.thobias.org

Estou precisando muito de criar scripts para aliviar minha sobrecarga do
serviço. Preciso no momento criar um shell para analisar os arquivos de um
diretório e os arquivos com mais de 30 dias eu terei que deletar.

find /diretorio/inicial/da/pesquisa -type f -ctime +30 -ok rm {} /;
ou:
find /diretorio/inicial/da/pesquisa -type f -ctime +30 | xargs rm -i

desta forma ela pesquisará recursivamente, a partir do
/diretorio/inicial/da/pesquisa todos os arquivos de dados (-type f) criados
há mais de 30 dias (-ctime +30) e mandará para remoção, perguntando a cada
arquivo se vc deseja mesmo removê-lo. Caso vc não queira esta
interatividade, no 1o. caso, troque -ok por -exec e no 2o. retire o -i.

Agora como fazer ? Só vocês sabem e eu preciso aprender também. Conto com a
colaboração de todos para auxilios se possível.
--
Abraços,
Julio