Re: [shell-script] Dúvida!!

From: Jeferson A. Cassol
Subject: Re: [shell-script] Dúvida!!
Date: Thu, 05 Aug 2004 00:13:41 -0300

eu testei isso no meu arquivo e funcionou...

# cat /etc/shadow | grep ^.*:!
mostra todos users bloqueados...

# cat /etc/shadow | grep -v ^.*:!
mostra todos users desbloqueados...

se tu usar:
# cat /etc/shadow | grep ^.*:! grep $USUARIO | wc -l
vai retornar 1 se o $USUARIO estiver bloqueado e
0 se nao estiver...

Para fazer o inverso, use a opcao -v no grep:
# cat /etc/shadow | grep -v ^.*:! grep $USUARIO | wc -l
assim vai retornar 1 se o $USUARIO nao estiver bloqueado e
0 se estiver bloqueado...

Atte.
Jeferson A. Cassol