Duvida com filtros (grep x espaços em branco)

From: Luciano Depierri
Subject: Duvida com filtros (grep x espaços em branco)
Date: Thu, 5 Aug 2004 08:57:28 -0300

Pessoal, alguem pode me ajudar nesta dúvida???
Estou precisando fazer um filtro para pegar apenas as strings  "xyz". Essas
strings estão no inicio da linha, mas antes dessas strings, tem alguns espaçoes
em branco, ex: bbbbxyztttttttttttttt

onde: bbb são os espaços em branco
         xyz é a strig que quero filtrar
         ttttt restante o texto da linha
Estou utilzando o comando abaixo, mas não está dando certo, pq tem algumas
linhas que tem a string "xyz" no meio da linha e tbm está sendo filtrado.
# cat arquivo | grep ^.*.xyz
A minha pergunta é: Como faço para informar que antes da string tem espaços em
branco???? ex:  cat arquivo | grep ^.bbb.xyz

Obrigado.

      Luciano Depierri