Thiago Rodrigues

From: Frederico Benevides
Subject: Thiago Rodrigues
Date: Thu, 21 Aug 2003 22:23:28 -0300

Você pediu sobre o envio de e-mail para usuarios, eu montei nesse e-mail os
principais componentes q ajudou eu poder montar essa forma de envio de e-mail
para vários usuários.

Ah e eu enviei tudo nesse e-mail para ajudar em tudo e o pessoal nao ter q
ficar repetindo, aí vc dá uma lida, e tiver algo de uma duvida, estará mais
específico sua dúvida.

Segue abaixo o nome do pessoal q ajudou tb a fazer. Grato a eles

[]'s Frederico Benevides

o que tu pode fazer se trabalhar com mbox ao invez de maildir

é dar um

ls -1 /var/spool/mail/ > clientes

e adicionar uma entrada de clientes no /etc/aliases

e mandar

ae dar um mail -s pra clientes com o conteudo e todos receberam

Espero ter ajudado

Guilherme

**********************************************************8

faz assim

nao testei, se tiver errado me corrijam

#!/bin/sh

subject='email pra todo mundo'
texto='path aonde vai ta o texto'

for $usuario in `ls -1 /var/spool/mail/`
do
        mail -s "$subject" $usuario < $texto
done

eh nois

[]'s Guilherme

******************************************************************************************************88

Ola Frederico,

 o for precisa de uma lista de valores para atribuir à uma variavel à cada
volta (iteração) do laço. Essa lista de valores pode estar dentro de uma
variavel:

lista="um dois tres"   # lista de valores
for variavel in $lista
do
 echo $variavel
done

Isso vai executar 3 lacos, em cada um delees o valor de $variavel vai ser um
dos valores de $lista...

Os valores tambem poderiam ser cespecificados diretamente:

for variavel in um dois tres
do
 echo $variavel
done

Entendeu agora ?

No teu caso, tu precisa de uma lista de valores que estao dentro de um arquivo.
Pode fazer de duas formas:

valores="$(cat /meu/arquivo/de/uaurios)"  # le o arquivo e atribui seu conteudo
`a variavel $valores

for user in $valores
do
 echo $user  # mostra cada um dos valores (usuarios)
 # aqui dentro tu pode usar a variavel $user, que vai conter cada um dos nomes
de valores
done

Lembre-se que para fazer um for com mais de uma iteração (laco), os nomes devem
ser separados por \t, [espaco] ou \n (qq um dos valores de $IFS, os separadores
de campo)

[]s

Mateus