Re: [shell-script] Script para montagem de smbfs

From: Gustavo Jantsch
Subject: Re: [shell-script] Script para montagem de smbfs
Date: Thu, 22 Aug 2002 10:48:27 -0300

Olá!

Minha situação é a seguinte, tenho que acessar a pasta \\nt_server\dados.
Para tanto, eu monto ela no diretório /home/usuario/nt_server com o seguinte
shell:

#!/bin/bash

su -c \
   "smbmount -o username=meulogin,password=XXXX,uid=504,gid=504 \
      //nt_server/dados /home/usuario/nt_server"

Observer que:
        - mount (ou smbmount) tem que rodar como root
        (você precisa informar a senha, ou setar suid para esse shell(???))

        - a opção username/password é o seu login no domínio nt/windows

        - as opções uid/gid determinam o usuário e grupo que será
        atribuído aos arquivos da pasta montada... se você não informar
        isso ele assume que os arquivos pertencem ao root, e portanto
        um usuário comum não pode acessar.

Junte isso com a idéia do Julio e você tem a resposta completa para o
problema.

BTW, esse assunto me deixou curioso sobre o funcionamento do setuid bit e set
gid bit... alguém tem algum texto bom sobre isso???

[]s,
Gustavo.