Re: [shell-script] menu na bash

From: Hugo Cisneiros
Subject: Re: [shell-script] menu na bash
Date: Sun, 11 Jun 2000 06:47:51 -0300

On Sat, 10 Jun 2000, you wrote:
> Pessoal,
>
>     alguem saberia me dizer se tem como eu fazer por shell script bash uma
> especie
> de menu, onde o usuario
> pudesse descer ou subir as opcoes com tab , ou outra tecla qualquer ...
>     Qualquer cometario sera muito bem vindo....

Use o dialog, aqui vai um exemplo do que voce quer:
#!/bin/sh
dialog --title "MENU COM ITENS" \
--menu "Este menu foi feito com o programa dialog, e toda esta \
ideia foi tirada dos shell scripts do Patrick Volkerding, o \
criador do Slackware. Explorando o sistema voce pode achar \
muitos outros exemplos, ou pode tambem ler a man page do dialog, \
digitando 'man dialog' :-)" 19 72 4 \
"Item1" "Este e' o item numero um" \
"Item2" "Este e' o item numero dois" \
"Item3" "Este e' o item numero tres" \
"Item4" "Este e' o item numero quatro" \
"Item5" "Este e' o item numero cinco" \
"Item6" "Este e' o item numero seis" \
"Item7" "Este e' o item numero sete" \
"Item8" "Este e' o item numero oito" \
"Item9" "Este e' o item numero nove" \
"Item10" "Este e' o item numero dez" \
2> /tmp/script$$

A resposta vai ser colocada no arquivo /tmp/script$$, onde $$ e' o numero do
processo. Se voce nao tiver o dialog, tente substituir pelo whiptail, que a
sintaxe e' praticamente a mesma.

 > --
> Rogério Coutinho

[]'s