Re: [shell-script] Futuro desta lista de discussão

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Date: Mon, 4 Nov 2019 13:03:53 -0300

Em seg., 4 de nov. de 2019 às 11:18, 'Julio C. Neves'
address@hidden [shell-script] <address@hidden>
escreveu:

> Fala Pessoal, fala Mercês, amigo veio, no final da nossa lista tem uma
> observação:
> Servidor Newsgroup da lista: news.gmparaparaane.org
> E isso durante muito tempo funcionou. Fui lá qdo começou esse tititi e está
> dando 404. Alguém sabe o que houve com esse serviço. Agora ele seria muito
> útil, até pq a recuperação/consulta msgs por ele era bem mais fácil/amigável
> que pela lista.
>
> Abraços,
> Julio
>
> » Não tem tempo para fazer um curso presencial?
> [...]

Saudações, Sr. Júlio César Neves.

Eu também tentei acessar o servidor newsgroup da lista e obtive o
mesmo resultado. Investiguei mais um pouco e achei o blog do criador
do Gmane (Lars Magne Ingebrigtsen). No blog, ele declarou que estava
acabando com o Gmane. Eis a tradução do texto (pelo Google tradutor):

 = = = = = Início de tradução = = = = =

O fim de Gmane?

Em 2002, fiquei irritado por não encontrar as informações técnicas
obscuras que estava procurando, então iniciei o Gmane, o arquivo da
lista de discussão. Toda discussão técnica acontecia nas listas de
discussão naqueles dias, e o arquivamento era, na melhor das
hipóteses, irregular e com interfaces da web horríveis.

Nas últimas semanas, as máquinas Gmane (e, mais importante, a empresa
em que trabalho, que hospeda graciosamente os servidores) foram alvo
de vários ataques distribuídos de negação de serviço. Nosso upstream
tem sido bom em nos ajudar a filtrar o tráfego DDoS, mas significou um
sério tempo de inatividade em que estivemos completamente fora da
Internet.

Claro, existem maneiras de tentar mitigar tudo isso: estou removendo
os servidores Gmane da rede de meu empregador e colocando o Cloudflare
na frente dos servidores Web Gmane.

Mas eu me pergunto: isso é mais divertido?

A execução de um arquivo da lista de discussão significa, é claro, que
as pessoas desejam remover coisas do arquivo, então, aparentemente,
fui processado na Índia (junto com o Google e o Yahoo) (e nunca vou
para lá: posso ser condenado. não sei). E eu sou o Suporte Técnico da
Internet, o que é legal, mas confuso. E todas as ameaças de "ação
legal" são, bem, alguma coisa.

E agora o material DDoS, que eu não tenho idéia do por que está
acontecendo, mas só posso assumir que alguém está com raiva de algo.

Provavelmente eu sendo um espertinho.

Então ... faz 14 anos ... eu tenho idade agora. Quase vomitei hoje à
noite porque estou muito estressado com a situação. Eu deveria me
aposentar e ler histórias em quadrinhos e assistir filmes. Ah, e o
trabalho do dia. Trabalho Trabalho trabalho. Ah, e Gnus.

Estou pensando em acabar com Gmane, pelo menos como um site. Talvez
continue executando a ponte SMTP para NNTP? Talvez não? Eu não quero
fazer com que as listas de discussão de 20 a 30K comecem a ter
endereços de devolução, mas eu poderia canalizar todas as mensagens
recebidas para / dev / null, eu acho ...

O bom de um arquivo de lista de discussão (com interfaces NNTP e HTTP)
é que ele permite que os mantenedores de software digam (sempre que
alguém sugere usar a Ferramenta de Colaboração Spiffy do Mês em vez de
listas de discussão nojentas) é “bem, basta ler as coisas no Gmane ,
então". Sinto que estou decepcionando uma geração aqui. E apesar do
que divaguei naquele parágrafo, tive muitas interações divertidas com
as pessoas por causa de Gmane. E muitos, muitos e muitos comentários
positivos ao longo dos anos.

*suspiro*

Mas existe o The Mail Archive. Esses caras estão fazendo um bom
trabalho. Se o The Mail Archive tivesse sido tão bom em 2002 como é
agora, eu provavelmente não teria iniciado o Gmane.

Estou aberto a idéias aqui. Se alguém quiser assumir o conceito, eu
posso enviar um disco contendo o arquivo morto (como um spool NNTP).
Escrevi muito software para o Gmane, mas tudo é bastante específico e
não documentado. E a interface da Web foi escrita em 2004, por isso é
bem diferente da Web 2.0 e brilhante. Você provavelmente está melhor
implementando essas coisas do zero.

Ah, e junto com o spool, você obterá o arquivo gmane.conf que possui a
lista de discussão-> mapeamento NNTP.

Eu realmente não posso recomendar o trabalho. Isso é péssimo.

 = = = = = Fim de tradução = = = = =

Original em inglês: <https://lars.ingebrigtsen.no/2016/07/28/the-end-of-gmane/>.

Cordialmente,

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180