Re: [shell-script] Substituir linha abaixo da expressão

From: Terminal Root
Subject: Re: [shell-script] Substituir linha abaixo da expressão
Date: Fri, 23 Mar 2018 10:05:42 -0300

O arquivo precisa necessariamente ficar na ordem ? Porque vc poderia usar esse comando e a saída dele jogar pro final do arquivo e depois deletar as linhas que possuem a string que você alterou. A princípio, Sed resolve sim, mais ou menos isso:

sed -n '/gmail/{N;p;}' arquivo.txt | sed 's/max-msg-rate 4\/m/ISSO/g'