Re: Capturar intervalo de linhas separadas por alguma expressao

From: voyeg3r
Subject: Re: Capturar intervalo de linhas separadas por alguma expressao
Date: 17 Sep 2017 21:09:28 +0000

Se o padrão do começo de linha for recorrente você pode tentar isso:

awk '/^linha/' file

começo de linha --> ^

Usando o vim podemos usar o seguinte comando:

g/^[^l]/d

^ começo de linha seguido de uma lista negada contendo letra l
a letra d no final indica deleção

e se forem muitos arquivos?   digamos que sejam arquivos com extensão "x"

abra o vim na pasta contendo os arquivos e digite:

" esse comando do vim permite usar o comando argdo sobre todos os buffers abertos sem pedir confirmação
:set hidden

" Esse comando abre todos os arquivos *.x do diretório atual
:args *.x

"O comando
:argdo  g/^[^l]/d

:argdo update

" Pra reverter possíveis erros na execuação do comando
:silente argdo edit!

o comando :edit! do vim reverte o arquivo ao seu estado original

OBS: No momento não estou lembrando como usar /pattern/+1, /pattern/-1 em comandos linux, mas estou certo de que há um comando que usa esse tipo de intervalo, se não me engano é o próprio vim. caso me lembre volto a postar uma resposta.