Manter valor de variável caso atribuição seja nula

From: Alfredo Casanova
Subject: Manter valor de variável caso atribuição seja nula
Date: Thu, 14 Sep 2017 22:19:12 +0000

Fala galera.
Surgiu uma dúvida aqui e queria saber se tem alguma forma "mais esperta" de resolver no bash.

Tenho um loop que atribui valor a uma variavel:
por exemplo,

while true; do
  var=$(curl -s $url | grep algumacoisa)
done

Nos casos em que esse curl / grep retorne vazio, eu poderia manter o ultimo valor da variavel:

last=nada
while true; do
  last=$var
  var=$(curl -s $url | grep algumacoisa)
  var=${var:-$last}
done

Existe alguma forma de simplificar isso em apenas uma linha? Alguma expansão de parâmetros ninja que eu esteja perdendo?
Esse caso serve para várias variáveis no meu loop, então simplificar isso ajudaria muito!

Valeu!