Contagem de tempo em background

From: jrsreis
Subject: Contagem de tempo em background
Date: 22 Dec 2016 07:19:25 -0800

 Falae pessoal,

   Bem, estou criando um script para contagem de tempo fazendo uso do tput. A ideia é que o script mostrasse a mensagem de tempo no final da tela (rodando em background), mas que pudesse liberar o shell na parte de cima para que o usuário pudesse fazer outras coisas e quando a contagem encerrar, finalizaria com outra mensagem de fim. Sei que é possível dividir a tela com o tput, mas não sei como fazer. Há alguma forma de liberar o shell para o usuário, enquanto a mensagem é mostrada no final da tela? Ou seja, limitaríamos uma pequena parte da tela para a mostragem das mensagens, enquanto a parte de cima do shell ficaria liberada para o usuário fazer outras coisas. Segue abaixo o script:

#!/bin/sh
LIN="`tput lines`"
COL=0
TEMPO=5