[shell-script] Exclusão de determinada linha de um arquivo usando o sed.

From: Tiago Peczenyj
Subject: [shell-script] Exclusão de determinada linha de um arquivo usando o sed.
Date: Sun, 3 Jul 2016 10:42:34 +0200

$ sed -i .old '/^;/d' arquivo

Vai alterar o arquivo e vai salva o original em um arquivo.old

O ^ é um metacaracter q significa "inicio", logo vc procura por (inicio) + ;

Outro metacaracter muito util é o $ para denotar "fim". Existe farto material sobre expressões regulares e eu indico o site do aurelio ( aurelio.net ) bem como o livro dele. Não confunda expressão regular com glob, ou usar * e ? Na linha de comando. São bem diferentes.

Se vc pode ter espaços entre o inicio e o ; , vqis precisar de uma expressão maia refinada.