Explicação com Comando AWK

From: Carlos Alberto Teixeira Magalhães
Subject: Explicação com Comando AWK
Date: Tue, 14 Apr 2015 11:13:56 -0300

Bom dia a todos.

Procurando sobre formas de manipular dois arquivos via AWK, encontrei o link (http://goo.gl/I7LBIX) que possui o exemplo abaixo:

> cat temp1
1      rs1    AA    10
1      rs2    DD    20
1      rs3    EE    30
1      rs4    RR    40
> cat temp2
1      rs1    Pascal
1      rs4    Albinoni
> awk 'FNR==NR{a[$2]=$3;next}{print $0,a[$2]?a[$2]:"NA"}' temp2 temp1
1      rs1    AA    10 Pascal
1      rs2    DD    20 NA
1      rs3    EE    30 NA
1      rs4    RR    40 Albinoni

Alguém poderia explicar o funcionamento do comando em negrito? Eu compreendo que o primeiro par de chaves indica o tratamento com a primeria entrada (arquivo temp2) e o segundo par de chaves indica o tratamento com a segunda entrada (arquivo temp1). a é um vetor mas não entendi a manipulação que é feita com ele.

Desde já, agradeço.

--
Carlos Alberto Teixeira Magalhães
Analista de Suporte III

A aplicação pediu: "Requires Windows XP, Vista, 7 or better". Então eu instalei Linux.
A Ciência da Computação nasceu para resolver problemas que não existiriam se não fosse o computador.