Scripts/Programas lascando CPU e I/O da máquina

From: Alexandre Mulatinho
Subject: Scripts/Programas lascando CPU e I/O da máquina
Date: Thu, 12 Mar 2015 11:20:55 -0300

Bom dia pessoal,

Estou enfrentando 'um probleminha', conhecendo a excelência desta
lista (sem babações) gostaria de compartilhar com vocês para ver se o
pessoal pode me dar mais algumas boas dicas.

Tenho uma série de scripts que eu mantenho para fazer deploy em um
servidor de aplicação WebSphere, recentemente o pessoal resolveu
passar esses servidores para máquinas virtuais embaixo do HyperV (me
perdoem os que gostam, mas estou muito insatisfeito se comparado a
outras tecnologias de virtualização que uso, principalmente em relação
a acesso a disco) e isso tem me causado alguns problemas.

Durante o deploy nesses novos ambientes o campo '%idle' do comando
'sar' praticamente fica abaixo de 10 e as vezes até 0.X alguma coisa o
que é inaceitável e prejudica não só os usuários como o deploy nos
ambientes. Deixo claro que também existem rotinas batch rodando que
ajudam a prejudicar, mas queria fazer a minha parte e deixar de
reclamar dos outros.

Como limitar os recursos do shell ?

Pensei em colocar o 'nice -n 19' e vi uma pequena melhora mas não o
suficiente para me deixar com um sorriso no rosto, usar o 'ulimit'
pode me ajudar? ele vai aplicar os limites aos processo filhos e até
os 'java' que eles vão chamar por baixo do processo!?

Alguém tem mais alguma idéia do que eu possa fazer para diminuir o
consumo de cpu e a morte de I/O durante o processo de execução destes
scripts?

Desde já agradeço toda ajuda :-)

Alexandre Mulatinho
Weblog: http://alex.mulatinho.net