Re: [shell-script] Dúvida para usar duas variáveis concatenadas em loop

From: Ronaldo Ferreira de Lima
Subject: Re: [shell-script] Dúvida para usar duas variáveis concatenadas em loop for
Date: Tue, 27 Jan 2015 23:09:52 -0200

On Tue, Jan 27, 2015 at 10:00:23PM +0000, Emmanuel Oliveira address@hidden
[shell-script] wrote:
> Pessoal, em primeiro lugar agradeço imensamente a rapidez e ajuda nas
> respostas.
> Eu quis simplificar a dúvida, para facilitar a explicação, mas parece que é
> mais efetivo dizer o que realmente estou tentando fazer.
> Tenho 100 variáveis, criadas de VAR_01  até VAR_100 por um outro script.
Há quem chame este tipo de  coisa de artifícios técnicos. Faço uma forte
recomendação para  que você  corrija esse script  antes de  fazer outros
baseados nele.

> Preciso somar o valor final delas. Só isso .....
Para trabalhar com gambiarras é necessário criar mais gambiarras.

> Acho que talvez eu esteja complicando...
>
> O que estava tentando fazer era :
> !/bin/bash
> # eu preciso calcular a soma de todas as variáveis, de VAR_01  a VAR_100
> for i in $(seq 1 100)
> do
>         CONTADOR=`echo "$CONTADOR + $VAR_$i" | bc`
> done
> Acho que eu acabei complicando a minha dúvida e a resolução.
> Alguma forma mais prática de resolver essa soma ?
> Muito obrigado mesmo Fernando, Júlio e Gustavo.
> Emmanuel

Este  laço com  o  for jamais  teve  condições de  funcionar,  se a  sua
descrição de variáveis é de  "VAR_01" até "VAR_100", precisaria formatar
o número de 1 a 9 prefixando com um "0" e depois criando outro intervalo
de 10 até 100.

Dúvidas:

1. Como você faz para validar se a variável existe e se tem valor?

2. O que  fazer  quando  uma determinada  variável  não existir?  Pula,
assume-se o valor "0" ...?

3. Quais garantias você consegue prover  de que seu script será capaz de
somar corretamente essas variáveis?

4. Por que alguém deveria confiar nesses scripts?