Re: [shell-script] Dúvida para usar duas variáveis concatenadas em loop

From: Fernando Mercês
Subject: Re: [shell-script] Dúvida para usar duas variáveis concatenadas em loop for
Date: Tue, 27 Jan 2015 19:28:29 -0200

Eu sempre acho que nome de variável tem que ser fixo. No seu caso você tá tentando criar nomes para iterar depois por eles. Acho até que é possível, talvez com eval, mas tem certeza que não dá pra usar um array? Veja:

$ var=( -1 1 3 -1 8 )

$ echo ${var[0]}
-1

$ echo ${var[1]}
1

$ for i in ${var[*]}; do echo $i; done
-1
1
3
-1
8

Abraço.

Att,

Fernando Mercês
Linux Registered User #432779
www.mentebinaria.com.br
------------------------------------
"Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar". (Elliot Gould)

Olá pessoal.

Desculpem a simplicidade da dúvida, mas sou meio iniciante no shell, e  realmente não estou conseguindo resolver.

Já pesquisei no google, e realmente não estou achando a solução.

Segue abaixo o script bem simples; ele é parte de um script maior, mas separei o que interessa:

#!/bin/bash

VAR_1="-1"
VAR_2="1"
VAR_3="3"
VAR_4="-1"
VAR_5="8"

for i in $(seq 1 5)
do

    echo $VAR_$i

done

o resultado é sempre esse :

./executa.sh

1
2
3
4
5

quando eu precisava que fosse :

./executa.sh

-1
1
3
-1
8

em resumo, não está lendo a variável : $VAR_$i   como $VAR_1

Alguém poderia dar uma ajuda para resolver essa dúvida ?

Desde já, muito obrigado mesmo.

Emmanuel