Re: [shell-script] Re: Problema com Ç

From: Paulo Bettega
Subject: Re: [shell-script] Re: Problema com Ç
Date: Mon, 05 Jan 2015 18:30:27 -0200

Putz :) vc tem o konsole, ou o terminal do Xfce?
Aqui todos os acentos funcionam inclusive no console, fonte Terminus.

On 05-01-2015 18:23, Alfredo Casanova address@hidden [shell-script] wrote:
Valeu, Paulo!
Mas veja só, no guake:

$ locale
LANG=pt_BR.utf8
LANGUAGE=pt_BR.utf8
LC_CTYPE="pt_BR.utf8"
LC_NUMERIC="pt_BR.utf8"
LC_TIME="pt_BR.utf8"
LC_COLLATE="pt_BR.utf8"
LC_MONETARY="pt_BR.utf8"
LC_MESSAGES="pt_BR.utf8"
LC_PAPER="pt_BR.utf8"
LC_NAME="pt_BR.utf8"
LC_ADDRESS="pt_BR.utf8"
LC_TELEPHONE="pt_BR.utf8"
LC_MEASUREMENT="pt_BR.utf8"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR.utf8"
LC_ALL=pt_BR.utf8

$ cmdinexistente
bash: cmdinexistente: comando n��o encontrado

On Mon Jan 05 2015 at 6:19:28 PM Paulo Bettega address@hidden
<mailto:address@hidden> [shell-script] <address@hidden
<mailto:address@hidden>> wrote:

    Olá Alfredo, não tenho Guake nem terminator, mas o xterm aqui
    funciona com acentos.
    Confira as variáveis de linguagem $LC_ALL $LANG $LANGUAGE
    eu uso tudo com pt_BR-utf8, mas na variável $LC_COLLATE
    pode alterar a ordenação.
    Se for o caso, no console pode ser problema da fonte não ter os acentos.

    Abraços Paulo Bettega

    On 05-01-2015 17:24, Alfredo Casanova address@hidden <mailto:address@hidden>
    [shell-script] wrote:
     > Perdoem-me, acabei mandando um send sem querer.
     > Concluindo: no *xterm* ele funciona como um 'tab', mas não exatamente.
Não consegui definir:

     > $ [ digitei ç duas vezes]
     > Display all 175 possibilities? (y or n)^C
     > $ [ digitei tab duas vezes]
     > Display all 1938 possibilities? (y or n)^C
     > $ read
     > çççççççççççç
     > $ echo $REPLY
     > çççççççççççç
     >

     > alguém sabe o que pode ser isso? Não consegui nada no google :(
     > Nenhum dos terminais aceitou caracteres especiais no prompt! Dois deles
aceitaram no read, e
    não no
     > prompt. Não faço ideia do que seja.
     >
     > Estou usando debian jessie
     >
     > On Mon Jan 05 2015 at 5:21:25 PM Alfredo Casanova <address@hidden
    <mailto:address@hidden>
     > <mailto:address@hidden <mailto:address@hidden>>> wrote:
     >
     >     Galera, fiz um script aqui que pede alguns inputs de usuários, e
acabei de perceber que,
     >     dependendo do terminal, o comportamento do Ç e outros caracteres
acentuados varia e atrapalha
     >     bastante.
     >     Meu terminal 'principal' é o *Guake*.
     >
     >     Quando dou um read nele e coloco qualquer caractere acentuado, ele
troca mostra uma
    interrogação.
     >     quando trato o $REPLY, ele mostra os arquivos daquele diretório que
dão match com ?????
    (no caso
     >     de 5 caracteres acentuados, ou ççççç):
     >
     >     $ read
     >     ?????
     >     $ echo $REPLY
     >     1.png abcde aloha
     >
     >     No *terminator* é ainda mais estranho. Se eu digitar no prompt
qualquer caractere
    acentuado, ele