extraindo informações do arquivo tar

From: fabiomiguel92
Subject: extraindo informações do arquivo tar
Date: 10 Sep 2014 02:47:41 -0700

Prezados Boa Tarde

Estou com um problema talvez vocês ja tenham passado por isso ...

Tenho uma rotina em shell , que verificar o conteúdo do arquivo tar , ou seja eu pego a quantidade de arquivos e tamanho para fazer uma comparação com o arquivo de log que crio no momento que faço o mesmo, mas como meus arquivos passam de 1Tb estou tendo um problema de lentidão quando executo o

tar -tvf |wc -l, gostaria de saber se existe uma outra forma de fazer esta verificação ?

Obrigado