Atualização de arquivos em N pastas

From: avuordep
Subject: Atualização de arquivos em N pastas
Date: 31 Jan 2014 06:25:15 -0800

Grupo, peço licença pra entrar e postar uma solicitação de ajuda.

Tenho 4 pasta, com o nome de 4 categorias.
Cada categoria tem 3 subcategorias.
Cada subcategoria, tem n arquivos dentro da pasta.
São imagens.
Peguei todas as imagens, de todas as ~/categoria/subcategoria/arquivo.ext, e copiei para uma única pasta, tudo misturado, chamado "pasta".
As imagens estão em um FTP, separadas nas pastas assim: ~/diretorioX/subdiretorioY/arquivoZ.ext
Editei estas imagens através de um action de photoshop, e ele salva tudo em uma única ~/pasta/ tudo misturado...
Agora eu preciso fazer upload ORIGEM: ~/pasta/arquivo.ext DESTINO: ~/categoria/subcategoria/arquivo.ext

Eu tenho todos os arquivos no DESTINO, mas estão sem edição.
Preciso ler os arquivos da ~/pasta/ e substituí-lo no ~/diretorioX/subdiretorioY/arquivoZ.ext

Exemplos:

Origem: ~/pasta/fogoterra1.ext
Destino: ~/Fogo/Terra/fogoterra1.ext

Origem: ~/pasta/fogoterra2.ext
Destino: ~/Fogo/Terra/fogoterra2.ext

Origem: ~/pasta/terraágua1.ext
Destino: ~/Terra/Água/terraágua1.ext

Origem: ~/pasta/arfogo.ext
Destino: ~/Ar/Fogo/arfogo.ext

Coloquei um tópico aqui neste fórum também: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Shell-Script/Script-de-atualizacao-de-arquivos-recursivamente

Agradeço imensamente quem puder me ajudar. Eu ainda não sei escrever script. Tenho mais de 800 arquivos pra atualizar em inumeras pastas. Na mão é desumano.

Desde já obrigado.