Re: [shell-script] Padrão de Desenvolvimento

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Padrão de Desenvolvimento
Date: Mon, 30 Dec 2013 19:20:45 -0200

On 12/30/2013 05:15 PM, Willy Romão wrote:

> Pessoal,
>
> Boa tarde.
>
> Vou começar a desenvolver um projeto relativamente grande em Shell Script e
> já há algum tempo estou pesquisando sobre padrões e
> modelos de desenvolvimento para shell, mas eu não encontro nada além de
> padrões criados por um desenvolvedor de algum projeto
> específico, gostaria de saber se vocês conhecem algum padrão de
> desenvolvimento para shell ou algum padrão que também seja eficiente
> para esta linguagem.

O que eu tenho notado é que toda linguagem tem seu "guia de padrões". Perl,
Python, Ruby e até mesmo o PHP têm esses padrões muito
bem documentados (por exemplo a PEP-8). Nada parecido existia para shell script
até que apareceu o excelente Shell Script
Profissional, do nosso amigo Aurélio, onde ele efetivamente criou um guia para
a linguagem. O grande mote é "escrever PROGRAMAS em
shell script". Mais detalhes em http://www.shellscript.com.br/

Leitura recomendadíssima.

--

LLAP