Re: [shell-script] dois comandos em variável

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] dois comandos em variável
Date: Wed, 20 Mar 2013 18:09:06 -0300

Repetindo a sua linha de cmds para gerar a variável $ip, obtive o seguinte:

$ cat -vet <<< "$ip"
IP:^I 122.168.2.101$
$ cat -vet <<< $ip
IP: 122.168.2.101$

Repare que no 1o cmd apareceu um ^I, que é um <TAB>, no segundo não
apareceu.

*Sempre* que o shell vê um caractere da variável IFS, ele o transforma em
branco e o IFS tem por default branco, <TAB> e <ENTER>. Assim sendo, sempre
que sua var contiver um desses, use-a emtre aspas, sob pena de ganhar um
belo espaço em branco.

Experimente:
$ var=$(ls -l)
$ echo $var
$echo "$var"

Aqui<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo005#Inter_Field_Separator_Tabajara_I>a
explicação tá ótima, tá em pt_BR, tá cheia de exemplos e tá divertida
de
ler.

Abcs,
Julio
*@juliobash
*

 *OBS: Estou querendo formar uma turma de Shell em Floripa.*
*Alguém se habilita? **Respostas em pvt.*