Re: [shell-script] Verificar se Script está sendo executado de linha de

From: André Saunite
Subject: Re: [shell-script] Verificar se Script está sendo executado de linha de comando ou de interface gráfica
Date: Wed, 27 Feb 2013 17:40:52 -0600

Opa Julio,

Não é bem isso não, o que eu quero é executar um script, e esse script
tem que passar algumas mensagens para o usuário (se terminou bem, se
teve problema).

Só quemeu script pode ser invocado por linha de comando (./script.sh) ou
via interface gráfica(clicando no script.sh em um gerenciador de arquivo
para que ele execute)

Se eu só coloco "echo"nenhuma mensagem vai aparecer quando eu inicio o
script viainterface gráfica, então eu queria alguma forma de que o
script possa detectar se está sendo iniciado por interface gráfica ou
por linha de comando.

Como eu uso atualmente a parte gráfica só como menu de contexto no
dolphineu só estou passando um argumento a mais pra saber que é
interface gráfica, mas eu não gosto dessa solução, e ela não vai
funcionar em um script que eu tenha que clicar para executar, sem poder
passar parâmetros.

Espero que eu tenha deixado a coisa mais clara!

Abraços!
André Saunite