Re: [shell-script] Organizando extrato de banco!

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Organizando extrato de banco!
Date: Mon, 4 Feb 2013 18:09:35 -0200

Antes de mais nada, dá uma olhada na variável LANG, pq isso não era para
acontecer. veja:

$ cat arq
sem acento
tb sem acento
Essa é acentuada
e essa tb, ó
mas essa não é minha, Eça é de Queiroz
$ echo $LANG
pt_BR.utf8
$ grep -o '[A-Za-z]' arq | xargs echo ' '
  s e m a c e n t o t b s e m a c e n t o E s s a é a c e n t u a d a e e s
s a t b ó m a s e s s a n ã o é m i n h a E ç a é d e Q u e i r o z
$ grep -o '[[:alpha:]]' arq | xargs echo ' '
  s e m a c e n t o t b s e m a c e n t o E s s a é a c e n t u a d a e e s
s a t b ó m a s e s s a n ã o é m i n h a E ç a é d e Q u e i r o z

Usei o xargs somente para colocar toda a saída em uma única linha com um
espaço como separador. Se não fizesse isso a saída seria de um caractere
por linha. Poderia tb fazer:

$ grep -o '[[:alpha:]]' arq | column -c80 -x

Aí seria tudo tabelado. ;)

Abcs,
Julio
@juliobash