Re: [shell-script] Criação de script de busca de log

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Criação de script de busca de log
Date: Fri, 11 Jan 2013 12:55:55 -0200

Como vc disse que era novato (achei o código muito bom para novato) e estou
em casa me curando de uma enfermidade (o que me dá tempo disponível) vou te
dar uns conselhos:

Evite:
cat server_log2.txt | grep -v "^#" | while read HOST HOST_NAME PORT
MAINLOGDIR ; do
done
Prefira:
while read HOST HOST_NAME PORT MAINLOGDIR ; do
done < <(grep -v "^#" server_log2.txt)
Justificativa<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo011#Substitui_o_de_processos>
:
Deve-se evitar um loop após um pipe, para que este loop não seja executado
em um subshell, que perderá todos os valores criados ou alterados no seu
interior, qdo esse loop terminar

Evite:
LOGNAME=$(basename ${LOG})
Prefira:
LOGNAME=${LOG##*/}
Justificativa:<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo009#Expans_o_de_par_metros>
É um intrínseco (builtin) do Shell e, portanto, muito mais rápido.

Evite:
Colocar nomes de variáveis entre chaves. Só o faça, caso tenha de colar o
nome em uma letra, um número ou um sublinha (_)
Justificativa:
Atrapalham a legibilidade do prg e tornam a sua execução mais lenta (os
interpretadores analisam cada caractere).

Evite:
Usar letras maiúsculas nos nomes das variáveis
Justificativa:
O sistema tem *centenas* de variáveis pré definidas, todas em maiúsculas. a
possibilidade de vc criar uma variável com o mesmo nome de uma variável do
sistem é grande e é bem difícil identificar a causa de um erro desses.

Abcs,
Julio

*Próximos treinamentos de Shell*

      *Data Inicio*