Re: [shell-script] Consulta de variáveis em outros processos shell

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Consulta de variáveis em outros processos shell
Date: Fri, 25 May 2012 14:25:13 -0300

Vamos chamar um de _script e o outro de _painel: se o _painel for
descendente (filho, neto, bisneto, ...) de _script, basta em algum ponto de
_script vc ter um:

export variavel

se não for descendente, a melhor forma de fazer é criar um named pipe, que
chamaremos de _tubo e isso deve ser feito da seguinte forma:

mkfifo _tubo

no _script vc deverá fazer:

echo $variavel > _tubo
ou, simplesmente:
echo OK > _tubo

e no _painel vc fazer:

variavel=$(cat _tubo)

Veja mais detalhes
aqui<https://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo011#Named_Pipes>.
Cheio de exemplos e no bom e velho pt_BR.

Abcs,
Julio

*
*