Re: [shell-script] Variáveis

From: ricardomoscou
Subject: Re: [shell-script] Variáveis
Date: Thu, 24 May 2012 07:17:53 -0700 (PDT)

________________________________
 De: Tiago Peczenyj <address@hidden>
Para: address@hidden
Enviadas: Terça-feira, 22 de Maio de 2012 13:00
Assunto: Re: [shell-script] Variáveis

O que vc chama de sessão?

No shell/unix todas as variaveis são de ambiente.
Você se refere tanto as que são definidas antes no login de usuário no
/etc/profile?

Essas também podem ser chamadas de variáveis de ambiente?

A diferença é se elas serão copiadas para os processos filhos ou não, é
isso que o comando export faz. Por outro lado a questão de escopo é para
restringir a variavel a um bloco de codigo ou não, ou seja, se vc quer que
uma variavel criada por uma função seja visivel fora da mesma

http://tldp.org/LDP/abs/html/localvar.html

Não existem variaveis globais em Shell no sentido delas serem acessadas em
qualquer processo, vc pode forçar a existencia de algumas a partir do
.profile ou .bashrc fora as que são criadas pelo shell ( $CDPATH ou $PWD
por exemplo), mas elas ficam restritas por processo e só podem ser
alteradas no processo corrente, a passagem delas é por copia.

Eu acabei me confundindo mais ainda.
Vamos lá?

Antes de você se logar já existe variáveis definidas correto?
Essas variáveis são globais, ou de ambiente?
Depois que você se loga, estas mesmas variáveis continuam valendo para a sua
sessão. Neste caso elas continuam sendo chamadas de globais, ou por estar
disponível para a sua sessão de login passa a se chamar variáveis de ambiente?

Obrigado novamente.

Ricardo F. Moscou

--
Tiago B. Peczenyj